terça-feira, 18 de junho de 2013

O Gigante Acordou!!!

Confesso que ainda vivo o êxtase da noite anterior (apenas os pés dão o recado que nem tudo foi tão positivo assim). Na próxima mobilização irei preparado com um tênis confortável. Nada me impedirá de viver tudo isso novamente.

Muitos questionam a legitimidade desses protestos. Desde o começo concordo que todos os objetivos desse movimento são de natureza bem diferentes, o que pode confundir qualquer um sobre as intenções do manifesto. Mas, por mais diferentes, divergentes que sejam, todos impactam diretamente na vida, no dia-a-dia de qualquer cidadão.

Então, falando por mim...

Tenho visto muita coisa errada acontecendo! Políticos (nomes) envolvidos em escândalos, políticas (gestão) mal conduzidas, corruptas, obras superfaturadas, professores desvalorizados, logística ineficientes no transporte de pessoas e cargas, ameaça da inflação, falta de investimentos em áreas básicas, PEC 37...

Ao ver todos esses estudantes se mobilizando, sinceramente, nem pude ficar questionando os "reais objetivos"... pois eu tenho os meus! Foi praticamente automática a vontade de fazer parte disso. Esses atos não levantam a bandeira de nenhum partido (muito pelo contrário, quando um levanta, os outros vaiam e pedem para guardar sua legenda pra si) e estão aí pra dizer que está tudo errado e é hora de sair da inércia, do ostracismo!

A cena de todos os manifestantes na praça do pedágio, subindo pela terceira ponte foi de cinema, de arrepiar. Mas foi durante todo o protesto que senti que isso tudo pode gerar bons frutos. A PM patrulhou, respeitando os estudantes. Da população, quem ainda não se prontificou após o chamado "vem pra rua", vieram várias formas de apoio, seja com aplausos, dando água, na varanda ou mesmo piscando as luzes dos apartamentos. Ou seja, mesmo a população sim, estava mobilizada!

Embora sete capitais brasileiras já tenham anunciado a redução nas tarifas do transporte público, acredito que a "resposta" para todo esse protesto não seja algo imediato. Acredito mais na semente que está plantada a partir desses últimos dias em cada um de nós e de quem acompanhou o movimento. Acredito que uma semente foi plantada em cada um que esteve lá no movimento ou mesmo acompanhou nas mídias mais independentes. Cabe a cada um manter viva essa semente e gerar bons frutos disso... a verdade, pra mim, é que "O Gigante Acordou"!!!


Obrigado aos que também cultivam essa semente... aos colegas do "Já pra Rua [Vitória - ES]", a Caroline que incentivou, convocou e lembrou muito amizades mais ativistas que já tive, ao Monca por também ter ido e acabarmos nos encontrando lá, Dudu também "perdido" por lá, Camilla que me ignorou, ao Helio também presente e que me passou contato se necessário e a Patricia, que já está confirmada para o próximo ato!

Aos que ainda não entenderam bem esse movimento, compareçam na quinta-feira no próximo ato e sentirão a energia e vontade de fazer a diferença!


Sempre ouvi o punk/hardcore melódico acreditando nos ideais de cada letra e cada música, de cada manifesto lírico. A melhor sensação era tocar no volume máximo com meus amigos e eu lá, me acabando na bateria. Todo esse movimento só me fez ter saudades daqueles tempos de sonhos e ideais e acreditar que tudo pode ser verdade, sim.

"Veja, os garotos ainda estão aqui
Gritando por mudança
Veja, eles ainda acreditam
Em se unir, lutar, ganhar poder"