sábado, 22 de junho de 2013

Não é por 20 centavos - Ato NACIONAL a favor da democracia - VITÓRIA/ES


 Infelizmente saí da manifestação do dia 20/06 com a sensação de que poderia ser melhor e, quando cheguei em casa, tive certeza disso.

Estava muito ansioso pelo protesto de quinta-feira. Imaginava que, se foi lindo na segunda-feira, 17/06, seria melhor no dia 20, com a expectativa de 40.000 pessoas nas ruas. Porém, o que foi visto superou todas as expectativas (pelo menos em relação aos manifestantes reunidos): 100.000 tomaram a UFES, Ponte da Passagem, Reta da Penha, Terceira Ponte (praça de pedágio e toda sua extensão até Vila Velha), Assembléia e o TJ.

Porém, esse dia tinha um "clima" um pouco estranho. Não quero ser preconceituoso mas muita gente ali, aparentemente, não estava querendo protestar por direito algum. Dei algumas voltas, topei com a Mariana, encontrei a Patrícia e depois o Monca, quando concordamos que estava estranho e não daria coisa boa. No retorno, passamos pela Beira Mar e as ruas ali também estavam repletas de manifestantes, também retornando. Uma cena incrível. Nos coube colocar bandeiras pra fora e buzinar, agitando um pouco os companheiros para fechar a noite.

Quando chego em casa e acesso os sites para acompanhar as reportagens, vejo notícias do Batalhão da PM invadindo a Terceira Ponte! Deu merda e saí de lá na hora certa... fiquei preocupado com meus amigos mas felizmente nada aconteceu com eles.


Fiquei decepcionado com esse dia de manifesto. Alguns estão registrando esse dia como de "micareta" mas não concordo. Se eu pensar assim, baseado em registro de minorias, também vou acreditar que foi um protesto violento. Houveram sim esses dois casos, mas isolados. Ainda prefiro acreditar que a maioria se reuniu por um Brasil melhor.

Fato que ontem o pronunciamento da Dilma em rede nacional aumentará a vontade de voltar para as ruas! Apresentou-se num discurso vazio e gastou poucos segundos para apresentar propostas. Narrou os fatos como se ninguém estivesse sabendo do que está acontecendo nas ruas... tudo que eu menos esperava era estar ouvindo ali as notícias como em um telejornal!!!