quarta-feira, 12 de junho de 2013

Faroeste Caboclo


Diferente de Somos Tão Jovens, não consegui ver Faroeste Caboclo na estréia. Mas também não passou do 2º dia de exibição, quando fui conferir no dia 31/05! Uma amiga, impossibilitada de também assistir o filme, proferiu que não eu conseguiria ver o filme... cheguei na bilheteria e uma enorme fila me "encarou". Resolvi dar umas voltas pelo shopping e retornei pra fila, que aumentou! O trabalho que fizeram foi caprichado, mas não poderia desistir assim... aproveitei pra comer alguma coisa e, quando voltei, já não tinha fila! Também pudera... a 20 minutos da última sessão! Tive ainda a sorte ainda de conseguir a última poltrona VIP!

Confesso que cheguei à sala do cinema com muito receio do que poderia ser o filme inspirado em Faroeste Caboclo. Lembro bem que um dia um professor ligou um som na sala e pediu para contarmos o que compreendemos da música. Era a primeira vez ouvindo Faroeste Caboclo e assim conheci a Legião Urbana! A partir daí o rock absolutamente entrou em minha vida. Apesar de ser um legionário não gostaria que o filme seguisse a música de forma restrita. Gostaria apenas de sentir muito respeito e esforço de todos que estiveram envolvidos no filme, atores, diretor, equipe de fotografia, edição etc.

E essa foi a sensação que tive. O diretor, René Sampaio, não se limitou a seguir a música. Deu também sua interpretação. Fabrício Boliveira (João de Santo Cristo) acredito que superou todas as expectativas de qualquer legionário e Ísis Valverde (Maria Lúcia) também desempenhou muito bem seu papel (e nenhum legionário poderia imaginar o quanto era linda a Maria Lúcia rsrs). Depois conferi algumas entrevistas e verifiquei que estes três sempre ouviram a música e/ou pensavam em sua interpretação. Talvez por esse motivo estiveram tão bem "dentro do enredo". Os atores que interpretaram Jeremias e Pablo também contribuíram muito para a boa trama.

Talvez não seja um filme imperdível, de cinco estrelas. Mas para todo legionário, vale muito a pena sim dar uma conferida. E todo legionário que assistir o filme (aposto!) acompanhará cantando ou lembrando a música para se situar no roteiro!