Só fui conhecer Offspring com o álbum "americana" (1998). Para ser mais exato, foi em um vídeo da 411 que, acredito que estava com o som alterado, tocava todas as faixas desse disco enquanto as manobras de skate rolavam no vídeo. Não lembro como consegui esse disco e quem emprestou mas comecei a ouví-lo mil vezes. Pra todos que gostam desta banda e deste disco, "the kids aren't alright" é um "hino", curtia muito essa música e nem imaginava tocá-la um dia...
Em 2000 saiu o "conspiracy of one". Compramos esse disco e também ouvíamos mil vezes. Digo "ouvíamos" porque, acredito, eu, Hideki e Ezra ouvíamos o tempo todo e talvez esse tenha sido o começo de nossa intenção de um dia montarmos uma banda... tempos depois compramos nossos instrumentos e "arranhamos" nos ensaios. Foi engraçado um dia que tocamos num aniversário... molecada babando pelos solos do Hideki tocando "the kids aren't alright"... e Ezra sem enxergar nada da guitarra, pois apagaram as luzes!!! hahaha Acho que pudemos tocar várias músicas que gostávamos... "gotta get away", "all i want", "she's got issues", "want you bad", "million miles away", "one fine day"...
Nesse meio tempo, com acesso à internet, pude conhecer toda a discografia da banda e fazer novos amigos, como o Bruno "primão" hehe. Curioso que, pesquisando agora, vejo que o Offspring teve sua origem em Huntington Beach, praia que visitei nos EUA para conhecer o Oceano Pacífico.
Início da carreira
Em 1984, os adolescentes Dexter Holland e Greg Kriesel, que eram colegas de ginásio em Huntington Beach resolveram formar uma banda após saírem de um concerto da banda de projeção local, Social Distortion. Mais tarde, Kevin "Noodles" Wasserman foi chamado para banda pelo seu infame talento de conseguir bebidas alcoólicas para os integrantes da banda, na época menores de idade.
Tocando sob o nome de Manic Subsidal, em 1985 a banda decide trocar de nome para The Offspring. Seu primeiro single foi lançado no formato de vinil pela gravadora independente Black Label Records e teve tiragem de mil cópias, contendo as canções "I'll Be Waiting" e "Blackball". Mais tarde, o baterista original resolveu sair da banda para dedicar-se mais aos estudos, sendo trocado por Ron Welty, com dezesseis anos na época.
Seu álbum de estréia, The Offspring, foi lançado pela gravadora independente Nemesis Records em 1989 e produzido por Thom Wilson, vendendo três mil cópias dessa estréia em vinil. Dois anos depois, uma de suas canções é inserida numa coletânea da Epitaph Records (selo pertencente ao guitarrista do Bad Religion, Brett Gurewitz), lançando logo no ano seguinte seu primeiro álbum de estúdio pela nova gravadora, Ignition.
Entrada numa gravadora maior
Em 1994, após realizar uma turnê pelos Estados Unidos junto de bandas como Pennywise e NOFX, o grupo lançou seu segundo álbum de estúdio pela Epitaph, Smash. Houve sucessos instantâneos, como "Come Out and Play (Keep 'Em Separated)", "Self Esteem" e "Gotta Get Away", fazendo com que esse fosse o álbum mais vendido de todos os tempos por uma gravadora independente. "Come Out and Play" tornou-se um sucesso na MTV e deu o início a uma disputa entre as grandes gravadoras da época por um contrato com a banda, especialmente pelo fato de que Smash já havia alcançado o quarto lugar na parada musical dos 200 álbuns mais vendidos da Billboard. Mas somente anos depois, em 1997, que a banda fechou seu contrato com a Columbia Records (Sony Music) e lançou o álbum Ixnay on the Hombre, porém devido a desavenças entra a banda e o co-fundador da gravadora, Brett Gurewitz, a banda lançou esse álbum na Europa ainda pela gravadora Epitaph Records. Vendeu mais de cinco milhões de cópias no mundo todo, chegou a nona posição na lista dos mais vendidos da Billboard. Os singles "All I Want", "Gone Away" e "I Choose" emplacam nas paradas de rock. Segundo boatos, Dexter Holland escreveu a canção "Gone Away" após sua namorada morrer em um acidente de automóvel.
Clipe de all i want
Americana e trajetória posterior
Já com vários sucessos na bagagem, o Offspring lançaria um ano mais tarde (em 1998), o álbum Americana, e para isso lançaram a canção "Pretty Fly (for a White Guy)" para download em MP3, que rapidamente chegou ao topo da lista das canções mais pirateadas da revista Rolling Stone, estabelecendo recorde de 22 milhões de downloads em apenas 10 semanas. Em novembro o álbum foi lançado, alcançando dez milhões de cópias vendidas em pouco tempo graças à mesma canção e seu videoclipe na MTV.
Clipe de the kids aren't alright
Mais tarde, seriam processados pelos responsáveis pelo compartilhador de arquivo Napster por colocar à venda em sua página na Internet camisetas com o logotipo do programa. Os integrantes da banda alegaram que estavam apenas "compartilhando" o logotipo com os seus fãs, utilizando-se ironicamente do mesmo argumento usado pelo Napster ao defender-se de processos de gravadoras por pirataria. Ainda causaram mais polêmica ao oferecer o disco Conspiracy of One gratuitamente na Internet uma semana antes do lançamento oficial.
No novo álbum de estúdio do grupo, Splinter, lançado em 2003, o baterista em todas as faixas foi Josh Freese, porém ele nunca foi um membro do grupo. No mesmo ano, Ron Welty, baterista da banda desde 1987 deixou o grupo para dedicar-se à seu novo projeto, Steady Ground. Ainda em outubro do mesmo ano foi feito um teste com nove bateristas e acabaram escolhendo Atom Willard para substituir Ron Welty. Participaram também das gravações com amigos antigos de Greg e Holland em seu tempo de escola: Jim Lindberg e Jack Grisham, que largou sua campanha ao governo da Califórnia para gravar vocal de apoio.
A banda havia declarado que o álbum se chamaria Chinese Democracy, numa clara provocação à Axl Rose, do Guns N' Roses, que declarou que esse seria o nome do próximo álbum ("eternamente adiado") da banda. Além do nome escolhido por Axl Rose, o grupo acrescentaria o subtítulo You Snooze You Loose (em português: Bobeou, dançou). Contudo, a banda mudou de idéia e resolveu dar o nome de Splinter ao álbum de estúdio. Em 2005, o grupo lançou a coletânea Greatest Hits, seus grandes sucessos e a inédita "Can't Repeat". Pouco tempo depois, foi lançada outra coletânea, Complete Music Video Collection, que contém os videoclipes das canções mais famosas da banda.
Em 2007, Atom saiu da banda para dedicar-se a sua outra banda integralmente (Angels & Airwaves), entrando em seu lugar Pete Parada. No novo álbum de estúdio, Rise and Fall, Rage and Grace, o baterista em todas as faixas também foi Josh Freese. Em agosto de 2007 a banda se apresentou no Summer Sonic Festival, onde tocaram o primeiro single do álbum, "Hammerhead" (lançado em 2008). Em outubro do mesmo ano foram realizados concertos em fevereiro e março de 2008 na Austrália, no Soundwave Festival e em junho no Rock in Rio, em Portugal. O álbum Rise and Fall, Rage and Grace foi lançado em junho de 2008. Foram necessários aproximadamente cinco anos para que o álbum fosse lançado, contanto desde o lançamento de Splinter, o mesmo tempo que levou para o grupo lançar seu primeiro álbum de estúdio, contanto desde quando se formou. Andrew Freeman, guitarrista estadunidense, está participando do tour promocional do álbum de estúdio com a banda desde o dia 26 de agosto de 2008.
Biografia: wikipedia